quarta-feira, agosto 04, 2010

Efeito ioiô



Para começar este post, é preciso uma breve introdução teórica.
Ioiô: um dos brinquedos mais antigos que existe, é constituído de dois discos, geralmente de plástico, unidos no centro por um eixo no qual prende-se uma corda (tal qual o da foto aí em cima).
Até aí tudo bem.
Teoria parte II - como funciona? Deixando-se cair o ioiô, de certo modo ele sobe com o impulso, e a corda se enrola; deverá outra vez cair e subir, sucessivamente, até que termine o impulso inicial.
(Fonte: Wikipédia)

E é sobre o efeito ioiô que iremos falar aqui. Vamos ao passo-a-passo.

Passo 1: Você conhece um carinha. No início, ele se mostra sempre presente, interessado no que você irá fazer no sábado, fazendo convites no meio da semana para jantinhas e cinema, combinando chimarrão no domingo. – E é aí que você deixa cair o ioiô, e assiste ele subir com o impulso, e a corda se enrolar.

Passo 2: Está tudo muito bem, vocês já não passam um dia sem se falar e todas as suas programações envolvem o gatinho. – Você vê lentamente a corda do ioiô se desenrolando...

Passo 3: E então o inesperado acontece: drasticamente, como num passe de mágica, sem nenhuma explicação ou aviso prévio, ele desaparece. – TUM!, o ioiô sobe tão rápido quanto caiu.

Passo 4: A sua primeira reação é pensar: “O que foi que eu fiiiiz?? Será que foi algo que falei? Será que eu estava com os dentes sujos? Será que..” E é assim que você enche a sua cabeça de dúvidas, paranóias e “será que’s” e descobre que não vai chegar a lugar nenhum. – Corda do ioiô enroladinha novamente.

Passo 5: Mas ok, você tem amigas e auto-estima, e isso é suficiente para ter certeza de que não, a culpa não foi sua, o problema é dele que é confuso demais e não sabe o que quer. - Você, convencida de que não fez nada de errado, recolhe o seu ioiô e passa a procurar um novo amiguinho pra jogar.

Passo 6: Tcharam! Achou que ia ser fácil assim?! Pois é nesse exato momento em que você desiste de brincar que o garoto reaparece, do mesmo NADA para onde havia ido, puxando assuntos non-sense e novamente querendo se fazer presente. – Lá se vai o ioiô desenrolar novamente...

Bom, a partir daí, os passos podem se repetir (ou não), conforme a sua disposição para brincar. Mas tem algo importante a ser lembrado nesse efeito: “o ioiô deverá outra vez cair e subir, sucessivamente, até que termine o impulso inicial.” E quando termina o impulso inicial, amigos, só começando a jogar outra vez (e, provavelmente, você já terá cansado dessa brincadeira).

Em tempo: A palavra "ioiô" vem do filipino, e quer dizer "volte aqui".

Um comentário:

Laura disse...

em tempo é dizer que todas nós vivemos constantemente nesse joguinho de ioiô.
e que dificilmente nos cansamos...

será que temos memória curta?
:P

Postar um comentário